Site de casamento

20 maneiras de manter seus convidados felizes

 

Seus convidados querem se divertir tanto quanto você no seu casamento. Mas é preciso mais do que uma festa grande para mantê-los realmente felizes. Aqui vão algumas dicas do que fazer para garantir que seus amigos e familiares tenham uma boa experiência a partir do momento que você anuncia seu noivado até a última música da noite.

1. Não escolha uma data ruim

Claro que você poderia escolher a data da final da Copa do Mundo para o seu casamento, mas não se surpreenda se alguns dos padrinhos parecerem um pouco distraídos durante a cerimônia. Acredite, seus convidados vão ficar mais feliz se você evitar os principais feriados nacionais ou grandes eventos, quando eles já têm planos. E verifique o calendário local para ter certeza de que você não vai estar competindo com uma festa popular da cidade.

2. Monte a lista de presentes com antecedência

Enquanto seus amigos do trabalho podem procrastinar, pode apostar que uma das suas tias começará a procurar um presente no momento em que você anunciar seu noivado. Como dito nesse post, você pode fazer listas em lojas locais, grandes redes ou pela internet, em sites especializados. Dessa forma, seus convidados terão muitas opções (e oportunidades) para escolher o presente certo para você.

3. Crie (e mantenha!) o seu site de casamento

Assim como a lista de presentes, você deve criar um site de casamento com antecedência. Poste as informações dos convites, informações de como chegar ao local, hotéis e coisas para fazer na cidade para os convidados de fora, detalhes da lista de presentes e até mesmo informações sobre pais e padrinhos. Uma vez que você montou o site, mantenha-o atualizado. (Se houver alterações na cerimônia ou festa, certifique-se avisar seus convidados imediatamente.)

4. Não os faça dirigir muito

Lembre-se: É um casamento, não uma maratona. Se a cerimônia for em uma igreja e a recepção em um local separado, tente manter a distância de viagem entre os dois locais limitada (15 – 20 minutos no máximo).

5. Contrate uma cerimonialista ou assessora

A contratação de uma profissional para gerenciar o RSPV e responder às perguntas dos amigos e familiares é uma ótima maneira de salvar tanto a sua sanidade e quanto a de seus convidados. Mesmo que você não contrate alguém, escolha uma pessoa para ser a co-responsável e resolver questões relacionadas aos convidados (sua mãe, uma das madrinhas ou um amigo da família muito organizado).

6. Seja breve nas fotos do casal

Como anfitriões, vocês devem passar o maior tempo possível com seus convidados, ou seja, vocês devem tirar as fotos a dois gastando apenas o tempo necessário (peça ao seu fotógrafo para limitar a lista de fotos do casal). Se você não fizer questão da tradição do noivo ver a noiva apenas no altar, vocês podem fazer uma seção de fotos juntos antes da cerimônia. Isso te deixará livre durante toda a recepção para aproveitar o tempo com seus convidados.

7. Comece a cerimônia no horário

E escreva a hora de início real em seu convite. Confie que seus convidados vão aparecer na hora certa para o seu casamento e que você não precise escrever 17h no convite quando você a cerimônia realmente começará às 18h. Claro, pode haver retardatários, mas ser fiel ao horário vai deixar a maioria dos convidados felizes. Noiva atrasada não é nada chique. Gera desconforto nos convidados e até multas, dependendo da Igreja.

8. Faça fotos de grupo primeiro

Dê ao seu fotógrafo uma lista dos familiares e amigos que você gostaria de ter fotos e comece pelos grupos maiores. Dessa forma, aquele seu primo de segundo grau que só estará em uma foto, ficará livre para sentar e aproveitar a festa assim que for fotografado.

9. Prepare uma lista de atividades na cidade

Se você tem muitos convidados de fora, que viajarão para seu casamento, verifique se eles tem o que fazer durante a estadia na cidade. Isso não significa que você precisa para organizar outra festa, mas dê a eles uma lista de pontos turísticos com localização e sugestões de atrações interessantes. Você pode adicionar todas as informações no seu site de casamento.

10. Limite o tempo de intervalo entre a cerimônia e a festa

Se o seu convite não tem uma hora exata para o início da festa (apenas diz: recepção a seguir), tente manter o cronograma ajustado com, no máximo, duas horas entre a cerimônia e a recepção. Se você tem que se casar às 11 horas, pois esse é o único horário disponível na sua igreja, e o local não pode iniciar antes das 16 horas, tenha um plano de atividades para os convidados ou indique no convite.

11. Diga obrigada

Isto pode parecer difícil se você tem uma lista de 250 convidados ou mais, mas é muito importante. Reservem um tempo para andar de mesa em mesa durante a recepção e agradeçam a cada pessoa por vir. Esse gesto vai fazer seus convidados se sentirem especiais. Eles vão entender se vocês forem breves – mas não se você não dizer pelo menos um oi durante a noite. Se não der tempo de passar de mesa em mesa, façam um rápido agradecimento no microfone.

12. Mantenha a música baixa durante o jantar

Enquanto seus amigos não podem esperar para ir até pista de dança, os convidados mais velhos podem se sentir incomodados com a música alta. Mantenha a música baixa durante o jantar para que as pessoas possam conversar, e depois aumente o volume. Além disso, procure acomodar as pessoas mais idosas longe da pista de dança.

13. Tenha assentos suficientes

Você pode achar ótimo uma recepção estilo não-tradicional com poucas mesas e muitos sofás baixos espalhados – mas seus avós não. Certifique-se de que você tem capacidade para acomodar confortavelmente todos que irão querer sentar.

14. Tenha arranjos de mesa que permitam conversas

Convidados comentando (ou reclamando) que não conseguem conversar ou ver uns aos outros por causa dos enfeites de mesas gigantes é uma coisa que você não quer ouvir. Manter os arranjos de mesa abaixo do nível dos olhos permite que seus convidados tenham mais facilidade para conversar e ver vocês durante a primeira dança. Se você realmente quer enfeites altos, certifique-se de que a base seja fina o suficiente para que as pessoas possam facilmente falar em torno deles (candelabros ou vasos de vidro fino são perfeitos).

15. Toque músicas dançantes

Aquela banda alternativa que ninguém nunca ouviu falar pode não ser a melhor escolha para a sua recepção – mesmo que seja a sua favorita. É claro que você não está limitada aos hits mais populares, mas ter músicas dançantes bem conhecidas manterá seus convidados rindo e se divertindo. Entregue ao DJ uma lista de músicas que você quer (e não quer) que toquem na festa algumas semanas antes do casamento.

16. Tenha algo para as crianças fazerem

Informe-se sobre a contratação de um animador que pode manter as crianças entretidas durante a festa, ou simplesmente prepare algumas atividades para mantê-las ocupadas. Apenas lembre-se: garantir que a sua primeira dança não seja arruinada por pestinhas demanda planejar que eles estejam entretidos.

17. Sirva um menu incrível

Não é nenhum segredo que os convidados esperam uma grande refeição quando eles vão a um casamento. Planeje seu cardápio cuidadosamente, antecipando possíveis alergias alimentares ou necessidades dietéticas.

18. Facilite o transporte

Ter um plano para que seus convidados cheguem até a recepção é uma ótima maneira para que eles saibam que você se importa. Disponibilize telefones de táxi na recepção ou, melhor ainda, dê opções no seu site de casamento com antecedência, fornecendo mapas, informações da rota para o local, aluguel de automóveis e sugestões de táxi.

19. Dê uma lembrança significativa (ou mesmo nenhuma)

Seus convidados não precisam de mais um objeto para bagunçar suas prateleiras. Tenha uma lembrança que eles irão realmente usar e desfrutar, como uma pequena caixa de chocolates ou bem casados, óculos de sol para um casamento ao ar livre, chinelos para mantê-los confortáveis ou até mesmo pashminas para um casamento no inverno. Eles ficarão contentes de receber algo bem pensado e você não vai ver nada sobrando no final da noite.

20. Quebre qualquer tradição que você não goste

Se você não se identifica com uma tradição particular, não há nenhuma razão para você se sentir obrigada a fazê-la. Se você não se sente a vontade dançando valsa na primeira dança, dance outro ritmo. Ou não dance. Seus convidados com certeza vão apreciar sua originalidade.

 

 

 

 

 

Fonte: Bem Casados

Leave a Reply